segunda-feira, 3 de março de 2008

Zen

..."A realidade não pode ser conhecida por meio de pensamento, mas pode ser conhecida por meio da ação. O pensamento é só um fenômeno do sonho. No momento em que você age, você se torna parte da realidade."

"A criação artística, refletindo a capacidade de integração inerente ao seu criador, ou a busca ativa de integração, será sempre o espaço generoso onde nós poderemos apreciar a conciliação entre o ser e o fazer, entre o dentro e o fora, entre o conteúdo e a técnica."

"A realidade não é um fenômeno fixo. Você tem que estar presente, espontaneamente, para ela, só então a resposta será real. Precisamos ser como um rio vivo. Ele continua fluindo. De manhã é diferente, o sol nasce, e todo o rio torna-se dourado. Ao meio dia é diferente, de tarde é diferente. E quando a noite vem e as estrelas começam a refletir-se nele, ele é diferente. Nunca se é igual."

"Se você olha para o mundo e sente que tudo é velho, isso mostra que você não é meditativo. Quando você sente que tudo é velho, isso mostra que você tem uma mente velha, uma mente estragada. Se a sua mente estiver fresca, o mundo será fresco. O mundo não é a questão, o espelho é a questão. Se há poeira no espelho, o mundo fica velho. Se as coisas envelhecem, você viverá no tédio. O mundo está entediado ao extremo. As pessoas levam a vida como um fardo. A vida não pode deixar de ser uma celebração."

"Você muda suas máscaras continuamente porque você se permite depender da situação. Com isso, você passa a não ter uma alma, não ser integrado; as coisas ao seu redor provocam mudanças em você. Nós usamos máscaras quase o tempo todo; imediatamente nós a trocamos. Assim que vemos uma mudança de situação, nós a trocamos imediatamente, como se não tivéssemos uma alma integrada, cristalizada."

..."se sua vida ordinária ficar extraordinária, só então você será espiritual. O extraordinãrio tem que ser encontrado no ordinário; no familiar, o estranho no conhecido, o desconhecido no próximo."

"Há um dito chinês que afirma que se você encontrar um homem iluminado, um verdadeiro grande homem, você se sentirá relaxado na presença dele. Se encontrar um falso grande homem, ele criará tensão dentro de você. Ele fará, conscientemente ou não, todos os esforços para mostrar que você é inferior, pecador, culpado; e que ele é superior, transcedental. Um buda o ajudará a relaxar, porque só com o seu relaxamento profundo você também se tornará um buda. Ele não o julga, ele simplesmente o aceita. Assim é Deus."

"Não permita que o medo o domine, permita que o amor o domine. O amor vem do centro; o medo, sempre da periferia. O que você tem a perder? Mesmo se não houver um renascimento, e há, mas mesmo se não houver e você simplesmente morrer, o que perdeu?"

"A mente projeta tudo para fora. Esse é o seu Deus. É assim que pensam sobre Deus, como um espião cósmico, sempre procurando para condenar, para lançá-lo ao inferno, para puní-lo, e é muito feroz, vingativo. É por isso que a maioria das religiões estão baseadas no medo: se você fizer isto, será apreciado; se você não fizer isto, será castigado. Deus parece ser um imperador poderoso sentado em um trono no céu. O conceito inteiro é antropocêntrico. Se você pensa que Deus está em algum lugar fora de você, então você nem mesmo deu o primeiro passo para tornar-se religioso. Você nunca encontrará Deus a menos que se torne Deus." conversas sobre o zen

Nenhum comentário: